Os telespectadores que estão acompanhando Renascer verão nos próximos capítulos uma cena profundamente mística e reveladora com Inácia (Edvana Carvalho) ao visitar o antigo lar de Maria Santa (Duda Santos).
Neste cenário carregado de memórias e espíritos, Inácia será confrontada pela aparição de Quitéria (Belize Pombal), a mãe de Maria Santa, que traz notícias premonitórias sobre o fim iminente de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Morte de José Inocêncio
Durante este encontro espiritual, Quitéria revelará a Inácia que o tempo de José Inocêncio está se esgotando. “Pra lhe dizer que tá chegando a hora de seu patrão. Tá chegando a hora de coronelzinho“, dirá a aparição, provocando uma reação de medo e tristeza em Inácia, que implorará por mais detalhes.
Quitéria, com uma serenidade de quem conhece os mistérios da vida e da morte, tentará acalmar Inácia, assegurando que a morte de José Inocêncio não será apenas o fim, mas uma passagem digna. “Ah… Não se avexe, Inácia, que vai ser uma morte bonita. A minha filha, Maria Santa, vem aqui buscar ele“, explicará a entidade, sugerindo que a transição será acompanhada por um espírito familiar.
Desolada com a notícia, Inácia perguntará se será uma morte “matada ou morrida”, já que o patrão possui alguns inimigos e já sofreu inúmeras tocaias ao longo da vida. “Vai ser do jeito que tá escrito, mas não posso lhe dizer“, responderá a mãe de Maria Santa.
Filho de Morena
Segundo Rodolfo Carvalho, colunista do Resumo das Novelas ON, a conversa tomará um rumo ainda mais intrigante quando Quitéria tocar no tema da reencarnação. Ela dirá que o filho de Morena (Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Jackson Antunes), falecido no parto, retornou à vida como um dos amigos próximos de Teca (Livia Silva). “Ocê diga a ela [Morena] que o que a barriga não segurou, que segure o coração. Ele ainda é filho dela, reencarnado”, revelará Quitéria, entregando a Inácia uma mensagem de esperança e continuidade espiritual.