Renascer – Inácia deixa escapar segredo do pai de Zé Bento: ‘Feito o diabo corre da cruz’

Enquanto pai e filho conversam sobre política, a governanta entrará no meio do assunto.

PUBLICIDADE

Os telespectadores que estão acompanhando a novela Renascer verão nos próximos capítulos uma forte crítica à política brasileira através da nova trama de José Bento (Marcello Melo Jr), que se aventura na política ao se candidatar a deputado estadual.

Inicialmente, José Bento pensa em usar métodos questionáveis para ganhar visibilidade, como comprar espaço em um partido e distribuir doações, mas seu pai, José Inocêncio (Marcos Palmeira), insistirá que ele deve ganhar apoio por méritos próprios.

Inácia diz que Inocêncio sempre correu da política

Em uma cena reveladora, José Inocêncio conversa com o filho sobre sua própria distância da política, explicando seus motivos e suas experiências passadas. “Teu painho sempre correu de política feito o diabo corre da cruz”, diz Inácia (Edvana Carvalho) ao ouvir o patrão comentar que nunca quis proximidade com políticos para não ter que apoiá-los em eleições. Ele admite que não se opôs abertamente a ninguém, a menos que se provassem desonestos.

José Bento, então, sugere que seu pai use seu prestígio regional para ajudá-lo a fazer conexões políticas importantes. “Bem, isso já pode ajudar… Pra gente fazer uma aproximação com algum deles, e o senhor me apresentar como seu filho. Duvido que eles não me recebam”, propõe ele. A ideia, no entanto, deixa José Inocêncio desconfortável com a possibilidade de ter que se comprometer politicamente.

Teca e Inácia intercedem por José Bento

Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, a situação fica ainda mais tensa com a intervenção de Mariana (Theresa Fonseca), que alerta sobre os riscos de se envolver demais e acabar comprometido com o sistema corrupto. Teca (Lívia Silva) e Inácia tentam mediar a conversa, sugerindo que José Inocêncio deveria apoiar o filho nessa empreitada.

Apesar das preocupações e da relutância inicial, José Inocêncio acaba cedendo e decide apoiar financeiramente a campanha do filho, recuperando as terras que haviam sido dadas a Bento na partilha de bens com sua mãe. Essa decisão vem com a condição de que Bento conduza sua campanha de maneira ética e transparente, evitando o uso de fake news e outras práticas desonestas.