Renascer – através dos búzios, Inácia é a primeira a descobrir farsa: ‘Num existe Buba’

A governanta também descobrirá que Teca tem profundas ligações com aquela terra.

PUBLICIDADE

Os telespectadores que estão acompanhando a novela Renascer verão nos próximos capítulos que Inácia, interpretada por Edvana Carvalho, utilizará sua sabedoria espiritual e o jogo de búzios para desvendar o mistério que permeia a fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Com seu profundo conhecimento das tradições iorubás, Inácia buscará entender melhor as conexões ocultas entre Teca (Lívia Silva) e a família do fazendeiro.

Inácia joga os búzios para descobrir quem mente

Inácia sempre sentiu uma afinidade especial por Teca desde o primeiro momento em que a viu, e suas suspeitas sobre as origens da jovem serão intensificadas pelas revelações do jogo de búzios. “Essa criança é filha desta terra, e é fruto desta família, assim como Teca também é“, ela revelará, percebendo uma conexão espiritual e genealógica entre Teca e a família de seu patrão, que até então estava oculta.

Durante uma sessão solene, Inácia se senta diante de seu tabuleiro coberto por um pano branco, rodeado por contas dos vários orixás. Ela agita os 16 búzios, invocando os pontos cardeais e murmurando preces em iorubá, antes de espalhar os búzios sobre o tabuleiro para fazer sua leitura. “Quem é que tá me escondendo coisa? É Teca?“, ela indaga, lançando os búzios novamente e interpretando suas posições meticulosamente.

Búzios apontam mentira de Buba

Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, Inácia fica intrigada com as respostas que apontam para uma grande mentira na fazenda. Ela suspeita que José Augusto (Renan Monteiro) possa estar escondendo algo, especialmente porque ele parece envolvido em proteger Buba. “Tem uma grande mentira morando nesta casa, uma farsa… Mas num vem da boca dele, não. José Augusto tá envolvido nisso pra proteger o irmão… Então só pode ser uma pessoa… É Buba quem tá mentindo? É Buba quem tá me traindo?“, ela se pergunta, perplexa com as indicações de que Buba possa estar no centro dessa farsa.

A leitura dos búzios sugere que Buba não é a pessoa que diz ser. “Oxe? Como é que num existe Buba, meu pai? É a boca da Bessen quem tá falando. Mais o qué que ela qué me dizer? Como é que uma pessoa pode ter sido criada?“, diz Inácia, profundamente confusa e preocupada com o segredo que Ifá parece incapaz de decifrar completamente.

À medida que Inácia continua a investigar e interpretar os sinais, a tensão entre ela e Buba cresce, deixando Buba cada vez mais constrangida e ciente de que seus segredos estão prestes a ser desvendados.