Em Renascer, ao deixar para trás a fazenda de Egídio (Vladimir Brichta) com a firme decisão de nunca mais retornar, Dona Patroa (Camila Morgado) também optará por se desfazer de um dos sinais de sua submissão ao marido. A partir desse dia, ela se livrará do seu apelido e começará a ser chamada como foi registrada em seu nascimento.
Na novela das nove da Globo, a mulher retomará o uso de seu nome, que foi quase esquecido na região de Ilhéus: Iolanda. Ela compartilhará inicialmente com Rachid (Almir Sater), com quem acabará desenvolvendo uma relação mais próxima. Afinal, os dois viverão juntos na residência que pertencia a Jacutinga (Juliana Paes), junto da filha dela, Sandra (Giullia Buscacio).
Dona Patroa se cansa de submissão em Renascer
De acordo com Sabrina Castro, do Notícias da TV, cansada dos abusos do marido, Dona Patroa decidirá finalmente se separar em cenas programadas para ir ao ar no próximo dia 7. Ela buscará imediatamente a filha, e Sandra comemorará a decisão da mãe.
Rachid, por sua vez, prontamente convidará a personagem de Camila Morgado para dançar. Durante a conversa, a ruiva revelará os abusos sofridos nas mãos do coronel e expressará o desejo de ser chamada por seu nome verdadeiro: Iolanda Fernandez de Brito.
Apesar da rápida proximidade entre ela e o libanês, a mulher resistirá firmemente a embarcar em um romance. Quando finalmente se permitir, o ex-marido já estará envolvido com Eliana (Sophie Charlotte).
Final feliz para Iolanda e Rachid na novela das nove da Globo
Eliana está cada vez mais astuta e manipulará Egídio em um plano para provocar José Inocêncio (Marcos Palmeira). No entanto, se o desfecho seguir fielmente à versão original, Iolanda e Rachid devem terminar a novela da Globo juntos.