9 filmes, séries e livros que mostram como a ficção pode se tornar realidade

Trouxemos uma lista com filmes, séries e livros que mostram como a ficção pode, perfeitamente, se tornar realidade.

PUBLICIDADE

Tente puxar pela memória: quantas coisas você viu em filmes de ficção científica e, hoje, usa diariamente? Ou, acompanha seu nascimento nos dias de hoje? Pois é, ao longo das décadas, o gênero é um terreno fértil para a imaginação e a exploração de possibilidades tecnológicas. Só para ilustrar, trouxemos uma lista com filmes, séries e livros que mostram como a ficção pode, perfeitamente, se tornar realidade.

Desde sempre, a literatura e o cinema antecipam inovações que, muitas vezes, se constroem na vida real. Isso mostra o quanto a relação entre ficção científica e o mundo concreto é complexa: enquanto algumas ideias permanecem no reino da fantasia, outras inspiram cientistas, engenheiros e inventores a transformar sonhos em avanços tangíveis. Por exemplo, o celular e tablet cuja sementinha estava em Star Trek.

Mas, como mostra um artigo da ExpresVPN, a ficção científica não apenas nos transporta para mundos distantes e futuros alternativos, como nos desafia a questionar o que é possível.

Matrix

Impossível falar em ficção científica sem a saga que nos fez questionar: estamos vivendo no mundo real ou na Matrix? Enfim, os filmes apresentam um mundo no qual a realidade é, na verdade, uma simulação de computador. Embora pareça absurdo, a realidade virtual evolui rapidamente e, quiçá, chegue ao ponto de se misturar ao mundo real.

Entretanto, o sucesso estrelado por Keanu Reeves também nos trouxe a terapia de RV. Hoje, temos nisso um tratamento inovador para a dor crônica, por exemplo.

Star Trek

Difícil citar apenas uma invenção de Star Trek que, inclusive, usamos diariamente. Por exemplo:

Comunicadores semelhantes aos celulares que, ao serem abertos, revelavam um auto-falante e tecidos. Dispositivos comparáveis, por exemplo, aos telefones do tipo flip ou mesmo os tablets e telas touch

Impressora 3D: ok, ainda não temos nada tão avançado quanto a máquina que materializava objetos e alimentos. No entanto, a impressão 3D já revoluciona diversos setores da atualidade, inclusive a medicina

Star Wars (1977 – presente)

Como cita o levantamento da ExpressVPN, sagas como Star Wars antecipam a exploração do universo que, hoje, vemos por organismos como a NASA e, também, empresas do tipo SpaceX. Mas, também trouxe a ideia dos hologramas, sobretudo quando seus personagens se comunicavam. Atualmente, a tecnologia existe e transformou a forma como consumimos conteúdo.

Foto: Goodfon

2001: Uma Odisseia no Espaço

Mais uma obra que antecipa, e muito, invenções da ficção científica que se tornaram realidade. Por exemplo, a realidade virtual, além dos tablets e iPads. Sem falar no computador inteligente HAL 9000 que tanto nos lembra tecnologias do tipo reconhecimento facial e carros autônomos.

Minority Report

Um dos filmes analisados no infográfico da ExpressVPN trata do sistema de previsão de crimes por meio da análise de dados. Ou seja, a máquina conseguia prever os delitos antes que eles acontecessem. Parece coisa apenas de ficção científica? Não! Afinal, softwares já conseguem identificar padrões de comportamento em diversas áreas. Outro conceito tratado pelo longa é o da publicidade direcionada, tão empregada nas redes sociais.

Os Jetsons

Uma família para lá de simpática e futurista! Desde videochamadas a eletrodomésticos inteligentes, a série animada apresenta a vida cotidiana no futuro. Muitas das invenções já se tornaram realidade. Até mesmo a Rosie, na forma miniaturizada dos robôs que aspiram o chão de casa. Quem sabe, em breve não tenhamos também os carros voadores?

Também tem temas mais delicados

Nem só de invenções trataram as obras de ficção científica! Algumas exploram temas tecnológicos e sociais que, inclusive, nos servem de alerta. Por exemplo, “Eu, Robô”, adaptação da obra de Isaac Asimov, explora as leis da robótica e as implicações da inteligência artificial na sociedade.

Ou, ainda, o clássico distópico “1984” de George Orwell, que retrata um futuro controlado por um governo totalitário que usa a tecnologia para monitorar e manipular a população. Entre seus símbolos, estão o “olho que tudo vê”, o “big brother” e a vigilância em massa. E mesmo “O Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, que apresenta onde a reprodução, educação e felicidade são controladas pelo governo.

VPNs, privacidade e segurança

Ih, mas será que estamos nos encaminhando para um futuro catastrófico? Não! Como mostram as próprias obras, a tecnologia pode, e muito, facilitar a vida em diferentes aspectos.

Basta, entretanto, entender seus limites e, claro, proteger nossos dados, privacidade e segurança online. É aqui que entram as VPNs (Redes Virtuais Privadas), que oferecem funcionalidades essenciais. Só para exemplificar:

  • Criptografar sua conexão: utiliza criptografia robusta para garantir que suas comunicações estejam protegidas contra interceptações indesejadas.
  • Mascarar seu IP: Ao se conectar a servidores em diferentes locais, você pode ocultar seu endereço IP real, preservando sua anonimidade.
  • Acessar conteúdo restrito: permite contornar bloqueios geográficos, permitindo que você acesse serviços e sites de qualquer lugar do mundo.
  • Proteger-se em redes públicas: ao usar redes Wi-Fi públicas, a VPN cria um túnel seguro para evitar que terceiros acessem seus dados.

Em resumo, como vimos na pesquisa da ExpressVPN, a ficção científica nos mostra que nem sempre invenções futurísticas ficam limitadas apenas ao mundo do cinema.

Felizmente, muitas delas revolucionaram o mundo em que vivemos, sobretudo a medicina, comunicação e transporte. Neste sentido, vale ter ferramentas aliadas para impulsionar esse futuro e cuidar sempre da sua segurança e privacidade.