Jair Bolsonaro e Globo sempre viveram um relação complicada. O ex-presidente do Brasil criticou duramente a emissora enquanto era chefe do Executivo. Por outro lado, o próprio Bolsonaro e seus apoiadores diziam que a emissora o perseguia.
Em determinado episódio, Bolsonaro segurou uma placa que chamava a Globo de lixo. Em outro momento, criticou o departamento de Jornalismo da emissora e citou, nominalmente, William Bonner, que atua como editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional.
Globo usa frase de Bolsonaro em novela
Durante o período de pandemia da Covid-19, Jair Bolsonaro foi muito criticado pela Globo e por parte da população devido a algumas declarações que deu. Uma delas, talvez a mais polêmica, aconteceu quando foi questionado sobre as mortes causadas pela Covid e respondeu que não era coveiro.
Na novela das seis da Globo, No Rancho Fundo, o personagem Sabá Bodó, o prefeito corrupto interpretado pelo ator Welder Rodrigues, soltou a frase do ex-presidente quando foi procurado por Juquinha (Tomás de França) com pedido de ajuda para enterrar o tio. “Não sou coveiro”, disparou Sabá Bodó.
Futuro de Bolsonaro
Derrotado nas eleições presidenciais de 2022, Jair Bolsonaro segue com futuro político indefinido. O ex-presidente foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está inelegível até as eleições de 2030. Neste cenário, Bolsonaro não poderá concorrer à presidência em 2026. Sem ele, o PL deve lançar outro candidato alinhado com o bolsonarismo. O nome de Michelle Bolsonaro parece não ser descartado.