Ana Maria Braga travou uma disputa judicial por cerca de 15 anos, mas acabou sendo condenada a pagar R$ 45 mil por um erro no Mais Você. A condenação vale para a apresentadora e para a Rede Globo, segundo Rogério Gentile, do portal UOL.
Toda esta polêmica teve início em 2009, quando Ana leu um texto literário em seu programa matinal. Ao terminar, ela atribuiu o texto à escritora Martha Medeiros.
Só que esta obra é da jornalista Lilian Honda e ela não perdeu tempo: entrou na Justiça. Lilian disse que Ana Maria Braga e a Rede Globo cometeram uma violação de direito autoral, por isto estava buscando seus direitos.
Confusão de Ana e a emissora resultaram em processo
E os problemas não pararam por aí, pois a apresentadora do Mais Você não só trocou o nome da autora, como também o título quando postou o mesmo no blog da atração. Saudades da Encoxada na Pia é o nome correto, mas a Globo errou e o título saiu como Todo Homem Sofre de Síndrome de Paulo Maluf.
A crônica fala sobre uma mulher que recebeu um convite para ir até à casa de um homem. Chegando ao local, ela ficou irritada ao ver como o sujeito se preocupava com o jantar.
Globo fez de tudo para não perder o processo, mas não conseguiu
Esse texto termina da seguinte forma: “Que saudades daquele tempo em que cozinhávamos com um ‘ajudante’ tarado encoxando a gente na pia”.
E a Justiça decidiu a favor da jornalista, sendo que Ana e a Globo foram condenadas em primeira e em segunda instâncias. Ao longo de quase 15 anos foram vários os recursos utilizados, mesmo assim a decisão beneficiou Lilian.