Xuxa é processada por causa de imagens usadas em seu documentário no Globoplay

Um fotógrafo alega que não autorizou o uso de algumas de suas fotos na produção e processou a apresentadora.

PUBLICIDADE

Francisco Aparecido Dias, fotógrafo oficial de Xuxa Meneghel por mais de uma década, decidiu processar a apresentadora, a Rede Globo e até a Endemol Shine Brasil. O profissional disse que algumas de suas fotos foram inseridas sem autorização no documentário da eterna Rainha dos Baixinhos, disponível no Globoplay.

O documentário ficou disponível na plataforma em julho de 2023 e fez muito sucesso. E na semana em que Xuxa completou 61 anos, o jornal Folha de S. Paulo revelou que ela foi processada.

O fotógrafo afirma que duas de suas fotos foram utilizadas no documentário, sem que autorizasse. Ele contou que até tentou negociar com as partes envolvidas para que fosse feito o licenciamento das imagens, mas não conseguiram chegar a um acordo.

Fotógrafo disse que não conseguiu um acordo e recorreu à Justiça

Francisco alega que apesar de nenhum acordo ter sido feito, a Globo usou dois de seus registros na produção. Por isso ele está na Justiça pedindo R$ 49,3 mil por terem usado as imagens.

Na ação os advogados do fotógrafo informaram que entraram em contato com a Xuxa, Globo e Endemol, mas não conseguiram nenhuma solução. Desta forma, resolveram recorrer à Justiça.

Audiência de conciliação já foi marcada

A defesa diz ainda que em 2023 foram enviados vários e-mails e mensagens pelo WhatsApp informando sobre o ocorrido, mas nenhuma proposta teria sido apresentada. Os advogados informaram que os representantes das rés concluíram que o fotógrafo deveria buscar seus direitos.

E foi exatamente isto que Francisco fez, sendo que uma audiência de conciliação já está agendada para o dia 7 de maio. Nesta audiência a Justiça tentará um acordo entre as partes envolvidas.