Uma onda de protestos tomou as redes sociais após a divulgação de que o jogador de futebol Daniel Alves, condenado por estupro pela Justiça espanhola, teve o direito à liberdade conseguido após um acordo que envolve o pagamento de 1 milhão de euros, valor equivalente a cerca de R$ 5,4 milhões. No X, antigo Twitter, o assunto está entre os mais comentados, seguido de críticas à família do jogador Neymar, que supostamente foi procurada para quitar a dívida e pôr Daniel Alves em liberdade.
Advogada da vítima critica decisão sobre o caso
A advogada da vítima do estupro criticou duramente a Justiça por aceitar pôr em liberdade o jogador após ter cumprido 14 meses de reclusão. Condenado a 4 anos de cadeia, Daniel Alves poderia ter pena de até 12 anos de acordo com as leis vigentes na Espanha.
“Estou surpresa e indignada. Parece que está sendo feita justiça para os ricos. Disseram que ele tem uma capacidade financeira pequena…”, declarou a advogada ao ser questionada pelo portal GE.
Total da pena estipulada pelo tribunal espanhol
Após a condenação no caso em que se investigou e condenou Daniel Alves por estupro, o Tribunal de Barcelona estipulou pena de quatro anos e seis meses em regime fechado de prisão, posteriormente outros cinco anos da chamada ‘liberdade vigiada’, que viria no decorrer do cumprimento do regime fechado.
O crime praticado por Daniel Alves aconteceu em dezembro de 2022, poucos dias após a participação do jogador na Copa do Mundo do Catar.
Poucas horas após a imprensa revelar que Daniel Alves poderá sair em liberdade mediante o pagamento de fiança, o jornal O Tempo noticiou que o pai do jogador arcará com o valor estipulado pela Justiça para que o jogador possa deixar a prisão.