Durante uma conversa com seus aliados na casa do Big Brother Brasil, a confeiteira Fernanda criticou Beatriz e zombou da participante do BBB, dizendo que ela tinha deficiência de cromossomos e que gerou grande repercussão e repúdio de pessoas que lutam contra o capacitismo.
“Eu acho essa menina dodói, cara. Acho ela dodói, do tipo dodói. Está faltando cromossomo ali. Vocês ficam: ‘Não pode falar essas coisas’.
Fernanda ainda disse que Bia tinha que tratar do seu problema com um médico e que ficava com medo de criticar a vendedora paulista porque ela não era uma pessoa normal.
Fala de Fernanda gerou repercussão na internet e revolta
De acordo com apuração do portal Terra, internautas teceram críticas ao comportamento de Fernanda e reclamaram da forma como ela usou o termo falta de cromossomos, pois essa fala fomenta o capacitismo que é o preconceito com pessoas com deficiência.
Além de Fernanda, Giovanna Pitel também foi acusada de corroborar com a fala preconceituosa da confeiteira, dizendo que Beatriz era dodói. Assistente Social em Alagoas, Pitel tem a missão de ajudar pessoas com dificuldades socioeconômicas.
Equipe de Fernanda se pronunciou e comentou acusação de capacitismo
Por meio de uma postagem nas redes sociais, a equipe que está cuidando do perfil da confeiteira enquanto ela está no reality expressou repúdio à fala de Fernanda. Um pedido de desculpas não foi feito porque a equipe afirmou que não existem desculpas plausíveis para serem dadas em uma situação de capacitismo. A nota revelou que Fernanda irá se retratar com as pessoas que se sentiram ofendidas quando sair do BBB.