Resumo de Abismo de Paixão para 19/03: Carmem tira a própria vida, e Paloma tem duas filhas

Carmem não suporta sua nova realidade e tira a vida, enquanto Paloma se torna mãe de duas meninas no final de Abismo de Paixão.

PUBLICIDADE

No último capítulo da novela Abismo de Paixão que será exibido pelo SBT nesta terça-feira, 19 de março, Gael corre atrás de Paloma e lhe pede perdão. Gael diz para Paloma que descobriu que a ama de verdade, e que por Elisa sentia apenas uma obsessão.

Paloma quer acreditar, mas fica confusa. Gael pede que ela não se divorcie dele e lhe dê mais uma chance de fazê-la feliz. Para convencer Paloma, Gael fará até uma serenata para a mocinha, que finalmente aceita dar uma chance de salvar o casamento.

Almerinda tem último encontro com Carmem

Carmem acordará no hospital com uma enfermeira fazendo curativos em seu rosto. A mulher não entenderá o que está acontecendo e a enfermeira dirá que não tem autorização para dizer e que a paciente deve perguntar ao médico. Almerinda chega na porta e Carmem a autoriza a entrar.

Carmem pergunta se Almerinda foi ao local reclamar por ela ter sequestrado Damião. Almerinda diz que a princípio realmente queria fazer isso, mas que agora não acredita que valha a pena. Almerinda diz que sente pena de Carmem.

A mãe de Damião afirma que a rival nunca mais será a mesma, pois está acabada. Pela forma como Carmem revida seus comentários, Almerinda percebe que ela ainda não sabe o que aconteceu. Almerinda sugere que Carmem fale com seu médico e deixa o quarto do hospital. Carmem tira o lençol de cima de seu corpo e descobre que teve parte das duas pernas amputadas. A vilã se desespera.

Carmem tira a própria vida

Após ouvir de Edmundo o que aconteceu com Carmem, Elisa adentra o quarto para ver a tia. Carmem não está bem e Elisa percebe. A mocinha quer chamar um médico, mas Carmem não permite. Carmem conta por qual motivo sempre a odiou, revela que Augusto foi seu único amor e lamenta tê-lo visto partir.

Uma tesoura cirúrgica cai no chão e sangue começa a escorrer. Elisa se dá conta que a tia cortou os próprios pulsos e corre para pedir ajuda. Edmundo adentra o quarto, mas Carmem já havia cortado os pulsos antes de Elisa entrar, de forma que havia perdido bastante sangue e faleceu.

Lúcio atormenta Ramiro na prisão

Lúcio visita Ramiro na prisão. O bandido se incomoda com a presença de Lúcio e esfrega em sua cara que ele também é um Arango, logo é dono de parte da fazenda e da processadora. Lúcio sorri, zombando de Ramiro.

O homem diz que ele não é filho de Rogério, mas sim de um camponês alcoólatra. Lúcio diz que Ramiro está muito parecido com o pai. Ramiro fala da confissão de Almerinda, e Lúcio desmente, dizendo que a patroa e Rogério queriam o adotar, mas quando o patrão morreu, Almerinda queimou os documentos da adoção.

Ramiro não acredita, pois nada disso faz sentido para ele, já que ele não era um órfão procurando por pais e nunca teve acesso a sua certidão de nascimento. Lúcio deixa a prisão rindo, ciente que Ramiro jamais poderá descobrir qual é a verdade, pois essa verdade virou cinzas no dia em que Rogério morreu e Almerinda queimou papeis misteriosos.

Elisa, Gael, Paloma e Damião têm um final feliz

Passa-se algum tempo. Paloma tem duas filhas com Gael e ele realmente passou a ser um marido dedicado e amoroso por todo esse tempo. Elisa também teve um filho com o marido. Todos estão felizes. Damião e Elisa trocam juras de amor. Paloma e Gael também se declaram sob aplausos dos amigos e familiares.

Paloma chama Damião e Elisa para eles nadarem no rio como faziam na infância. Os quatro pulam no rio para nadar. Imagens dos personagens na infância e na fase adultas se misturam. A trama chega ao fim com o quarteto vencendo os obstáculos do abismo de amor que existia entre eles.