O popular apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, segue em processo de recuperação e de reestabelecimento de saúde após ter feito um transplante de rim. De acordo com boletim médico divulgado nesta quinta-feira (14), o artista passou por um processo chamado na literatura médica de embolização.
Segundo apuração da revista Caras, o procedimento médico é uma interrupção proposital do fluxo de sangue do paciente feito em uma parte específica do corpo. A intenção dos médicos com essa medida é de resolver e recuperar questões linfáticas que ocasionalmente poderão atrapalhar na recuperação do órgão pós-transplante.
Boletim diz que novo rim ainda não está funcionando em Faustão
O boletim divulgado nesta quinta informou que ainda não há o funcionamento do rim transplantado. Entretanto, a intervenção feita pelo procedimento de embolização obteve êxito.
Transplantado do coração em agosto do ano passado, o apresentador vem lutando contra sérios problemas de saúde e teve que receber um novo rim devido a uma forte doença renal crônica. A notícia da embolização é um passo importante nesse processo.
Polêmica em torno de rapidez de transplante de rim foi explicada
Após ser alvo de fake news envolvendo uma suposta facilitação no recebimento do órgão e de ter furado a fila, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo divulgou uma nota explicando os critérios de priorização para o recebimento de rim. Segundo a nota, vários fatores são levados em consideração antes que seja tomada a decisão de recebimento. Entre esses fatores estão idade do paciente, fatores genéticos e compatibilidade sanguínea.