Nos últimos capítulos da novela A Gata, Garibaldo se desesperará quando o filho for diagnosticado com leucemia. O rapaz faz os exames de compatibilidade, mas não pode ser doador de medula óssea para o menino.
Garibaldo procura Inês, que terá acabado de descobrir através de Rita que Carlos é seu filho. Garibaldo implora que Inês o acompanhe até o hospital para ver se ela pode ser doadora de medula óssea para Carlos.
Inês salva o filho
O resultado dos exames é o melhor possível: Inês é compatível e pode doar a medula para o filho. A cirurgia do transplante acontece e é um sucesso. Carlos Horácio se recupera bem, mas Inês fica muito debilitada.
De acordo com o médico, todo transplante de medula é arriscado, mas no caso de Inês, é um pouco pior, pois ela levou uma vida desregrada por muitos anos, e seu corpo está cobrando por tanta negligência. Após novos exames, o médico avisa que o organismo de Carlos aceitou a medula e está fora de perigo.
Inês ouve o filho a chamar de mãe pela primeira vez
Inês pede para Garibaldo permitir que ela veja Carlos mais uma vez quando ele melhorar. O menino recebe alta e o pai o leva até o quarto de Inês no hospital. O menino pergunta quem é aquela senhora. Garibaldo revela que ela é a mulher que salvou a sua vida.
O menino havia sonhado com Inês, e em seu sonho, a moça era sua mãe. Garibaldo então resolve revelar a verdade ao filho. Inês o interrompe para que não diga a verdade, e pede que o menino lute por seus sonhos e seja muito feliz.
Garibaldo se despede de Inês lhe dando um beijo na testa. O rapaz diz que ama a moça, e ela retribui, dizendo que também o ama. Garibaldo se dirige até a porta do quarto com o filho. O menino observa Inês e mata a charada, entendendo que não era só um sonho, e Inês é sua mãe. O menino dá um beijo em Inês e a comove ao dizer: “Obrigado por tudo, mamãe”. Garibaldo se emociona e os dois deixam o local. Inês morre pouco depois.