A edição da madrugada do último sábado (05) do Jornal da Globo deu o que falar nas redes sociais. Um detalhe chamou muita atenção dos internautas: a jornalista Renata Lo Prete resolveu trajar uma roupa azul, enquanto o jornalista Jorge Pontual optou por vestir um terno rosa.
Diante do recente episódio envolvendo a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, a interpretação não poderia ser outra. Damares Alves afirmou que o início de uma ‘nova era’ estava acontecendo, em que as meninas vestem rosa, e os meninos vestem azul.
A fala foi alvo de várias críticas, principalmente nas redes sociais. Muitos taxaram a ministra como ultrapassada, com um discurso totalmente retrógrado. Outros, porém, afirmaram que foi uma mera figura de linguagem, em oposição à chamada ‘ideologia de gênero‘.
Veja a seguir alguns comentários feitos pelas redes sociais sobre a postura dos jornalistas:
Ao assistir ao Jornal da Globo, o público foi às redes sociais compartilhar sua opinião. Confira!
Impressão minha ou o jornalista Jorge Pontual tá de rosa e azul? Afrontosa, ele! #GeneroNaoTemCor #jornaldaglobo @JorgePontual pic.twitter.com/4POQrAeR2I
— Renato Alves, Renato Carvalho ou Renato Montini (@renato85df) January 5, 2019
#JornalDaGlobo que ridículos! A que ponto o “jornalismo” chegou…
Como se fosse atingir o governo Bolsonaro hahahaha #globolixo pic.twitter.com/AIDrH2rLpu— Michele Opressora???? (@ue_michelle) January 5, 2019
#JornalDaGlobo ??? @renataloprete de azul e @JorgePontual de Rosa, não entendo… Obediência cega a sua empresa, estão certos é seu ganha pão!
No Brasil acabou a ideologia de gênero, agora teremos a ideologia biológica. “Menino é menino, e menina é menina”. Ponto final!— Pierre Luiz Dalago (@PierreDalago) January 5, 2019
Quem pegou a referência? #JornaldaGlobo pic.twitter.com/i0May3s08t
— gui (@Guimeneses) January 5, 2019
— J.B. Oliveira (@boninho) January 5, 2019
Atitude foi alvo de apoio e críticas
Embora até o momento não tenha havido a confirmação de que a atitude tenha sido proposital, fato é que os internautas interpretaram dessa forma. Como tudo que envolve o atual contexto político no país, a atitude foi alvo de críticas e elogios.
Muitos defenderam a postura dos jornalistas, como sendo um ato de coragem diante do ‘absurdo’ que a integrante do governo Jair Bolsonaro teria cometido. Outros, porém, fizeram duros comentários, para que o que caracterizaram como declínio do jornalismo brasileiro.
A Rede Globo ainda não se posicionou sobre a atitude da jornalista da emissora, Renata Lo Prete e do comentarista internacional, Jorge Pontual.