Nos últimos capítulos da novela Abismo de Paixão, Almerinda irá procurar Carmem na casa de Ramiro. A mulher chega, mas não encontra a vilã, e insiste em querer saber sobre Damião. Ramiro diz que não sabe nada.
Almerinda aproveita para acusar o peão de sempre ter sabido que Carmem era amante de seu marido e não Estefânia. Ramiro diz que não nega, pois realmente sabia. Almerinda o insulta e diz que quando ela o questionou, ele disse que a amante de Rogério era Estefânia. Ramiro corrige a vilã, alegando que ele nunca disse isso, mas que ela disse, pois queria acreditar nessa versão. Ele apenas não a desmentiu ou contou a verdade.
Almerinda ameaça Ramiro e provoca a sua fúria
Almerinda segue ofendendo Ramiro. A mulher então decide ir embora, mas não sem antes dizer que a polícia vai gostar de saber o que Ramiro anda fazendo com Carmem. Ramiro se enfurece e impede que Almerinda saia, a puxando.
Ramiro coloca Almerinda contra a parede e anuncia que vai tê-la a força. Almerinda se desespera, enquanto Ramiro a beija e a agarra. Almerinda tenta se soltar e ele a arrasta para a cama.
Almerinda tenta se salvar
Ramiro fica sobre o corpo de Almerinda na cama, impedindo que a mulher consiga fugir. Almerinda então decide jogar com o bandido para conseguir se salvar. Almerinda surpreende Ramiro ao dizer que não vai mais resistir, pois também sempre o desejou.
Ramiro fica em choque olhando para ela. Almerinda afirma que foi por esse motivo que o manteve trabalhando na fazenda todos esses anos após a morte do marido, pois o acha muito parecido com Rogério. Ramiro gosta do que ouve e pergunta se ela realmente o acha parecido com o patrão e ela confirma.