Em Renascer, a narrativa se envolve em uma trágica reviravolta com a morte dolorosa de Zé Inocêncio (Marcos Palmeira). Após sofrer um acidente ao retornar para casa, o fazendeiro, cada vez mais enfraquecido, recusa qualquer tratamento médico, culminando em seu falecimento.
Na novela das nove da Globo, João Pedro (Juan Paiva), seu filho, é atormentado ao testemunhar o pai em delírios, chamando pelo nome de Maria Santa (Duda Santos). Diante desse cenário, ele faz um ato inimaginável.
Ato de João Pedro tira a vida do pai em Renascer
Conforme Francisco Almeida, do Resumo das Novelas On, João Pedro decide desenterrar o facão do protagonista, que repousava nos pés do jequitibá, buscando encerrar definitivamente essa dolorosa situação. Se Bruno Luperi, o autor do remake de Renascer, seguir fielmente o enredo da obra original de 1993, João entregará pessoalmente o objeto a Inocêncio.
O jovem justificará que desenterrou o facão na tentativa de pôr fim ao sofrimento do fazendeiro. Mesmo debilitado, Zé Inocêncio segurará o facão com gratidão, dirigindo palavras emocionadas a João Pedro.
Pedido de perdão na novela das nove da Globo
Em um momento tocante, Zé Inocêncio, após a ação inesperada de João Pedro, buscará redenção ao pedir perdão por nunca ter expressado o “eu te amo” ao filho. Antes de sua partida, proferirá suas últimas palavras: que o ama.
Além de declarar o amor ao filho, o cacaueiro pede que o caçula o perdoe por nunca ter lhe dito isso, encerrando sua jornada. O mocinho, tomado pela tristeza, chorará intensamente e gritará de desespero diante da partida de seu pai.