No começo de fevereiro o mundo da teledramaturgia se despediu de Helena Rojo, nome conhecido das novelas mexicanas. A princípio, a causa da morte da atriz não foi divulgada, apenas uma nota oficial contando que ela havia partido foi emitida.
Com o passar dos dias, a verdade veio à tona: a atriz estava muito doente. Em 2023, ela integrava o elenco da quinta franquia da saga Vencer, intitulado de Vencer a Culpa. O que seus colegas de elenco e a maior parte da produção não sabia é que ela havia recebido um diagnóstico devastador durante as gravações.
Helena Rojo pediu para continuar gravando a novela mexicana
A criadora da saga Vencer, Rosy Ocampo, contou em entrevista ao Grupo Fórmula que certo dia a atriz pediu para conversar com ela em privado. No decorrer da conversa, Rojo revelou que foi diagnosticada com um tipo de câncer muito agressivo e avançado, e que precisaria se ausentar do dramalhão para começar o tratamento. Naquele momento, Rosy pensou em uma forma de tirar a personagem de Helena da trama de forma definitiva para justificar a ausência da atriz.
Dias depois, Helena voltou a procurar Rosy e pediu para continuar no dramalhão até o fim. A artista disse: “Há uma possibilidade de que esse seja meu último personagem”, revelou a produtora. Quando Rojo descobriu a doença, já havia gravado metade da novela.
Rosy contou que Helena quis ser discreta e somente dois outros produtores souberam sem muitos detalhes o que estava acontecendo. E a artista contou para eles, para justificar algumas exigências e situações necessárias que ela precisava passar para gravar. Neste último trabalho já dava para notar que a aparência da atriz estava mudando, devido à agressividade da doença e do tratamento.
Helena deixou novela inédita pronta
Além de Vencer A Culpa, em exibição atualmente pela Univision, a atriz deixou um projeto inédito que ainda não estreou no México e demais países latinos. Se trata de El Conde: Amor y honor, produzida pela Telemundo, dos Estados Unidos, e que conta com grande elenco, como Fernando Colunga, Ana Brenda Contreras, Sergio Sandel, Jessica Coch e Chantal Andere.
O elenco da novela, bem como de outras tramas que a artista já tinha trabalhado, lamentaram a triste perda. Helena Rojo faleceu aos 79 anos, em 3 de fevereiro, devido a um câncer de fígado, descoberto quando já estava em estado avançado.