Médico explica a prioridade de Faustão no transplante de rim e a verdade vem à tona

Fausto Silva recebeu um novo rim na última segunda-feira (26) e foi alvo de fake news sobre prioridade.

PUBLICIDADE

Na última segunda-feira (26), o apresentador Fausto Silva, o popular Faustão, foi submetido a um transplante de rim. Internado em São Paulo, o comunicador está em processo de recuperação. No entanto, seu tratamento foi alvo de polêmica e de acusações infundadas de que teria furado a fila de doação de órgãos.

Em busca de um maior esclarecimento, o médico Leon Alvim Soares, mediante uma publicação na internet, esclareceu sobre as prioridades na fila do transplante.

Faustão teve prioridade devido à transplante de coração

Conforme a explicação do nefrologista, quando um paciente é submetido a um transplante de um órgão sólido, ele terá prioridade automática na lista de espera, caso outro órgão apresente falência.

Leon Alvim ainda afirmou que, somente em 2023, 34 pacientes foram submetidos a transplantes de outros órgãos após terem recebido um novo coração, pâncreas ou fígado. A falência de outro órgão é um caso comum entre os transplantados.

Família de Faustão agradeceu explicação médica

Alvo de acusações de que teria furado a fila de transplante, a família de Fausto Silva compartilhou a explicação médica e agradeceu o post explicativo. “Obrigada, doutor, pelo post explicativo. A informação é a melhor maneira de levar conhecimento e transparência”, disse a legenda.

O primeiro transplante de Faustão ocorreu em agosto de 2023. Na ocasião, o apresentador também foi acusado de ter prioridade na lista de espera por transplante. Após o sucesso da cirurgia, o comunicador criou o perfil Faustão do Meu Coração, que busca conscientizar e incentivar pessoas a fazerem a doação de órgãos e tecido no Brasil.