Faustão já passou pelo transplante de rim; colunista opina por que ele teria passado à frente na fila do SUS

Em conversa com a Folha de S.Paulo, um amigo de Faustão afirmou que o apresentador supostamente realizaria diálise desde dezembro do ano passado.

PUBLICIDADE

Fausto Silva, o Faustão, foi submetido a uma cirurgia de transplante de rim na manhã desta terça-feira, dia 27 de fevereiro. A informação foi confirmada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, localizado na cidade de São Paulo – o mesmo onde ele passou por um transplante de coração em agosto do ano passado.

A notícia de que Faustão havia sido internado foi divulgada na última segunda-feira pela rádio Alpha FM. Agora, com a informação de que o comunicador já foi operado, surgem os novos questionamentos sobre o porquê da rapidez da operação.

Colunista especula o cronograma de transplante de rim de Faustão

Ainda na segunda-feira, o jornal Folha de S.Paulo publicou que, de acordo com um amigo próximo de Faustão, o apresentador supostamente realizaria sessões de diálise desde dezembro do ano passado. Seriam três sessões a cada semana para a filtragem do sangue e redução de líquidos corporais, tendo em vista o suposto comprometimento de seu sistema renal já naquele momento.

Neste contexto, o jornalista Valmir Moratelli, em sua coluna no Veja Gente, especulou que Faustão estaria na fila de transplantes do SUS (Sistema Único de Saúde) à espera de um rim desde o referido mês de dezembro de 2023. Segundo ele, os médicos possivelmente saberiam que o comunicador necessitaria do transplante deste órgão antes mesmo da operação envolvendo o coração, embora a gravidade da insuficiência cardíaca tenha supostamente levado à escolha de uma cirurgia em detrimento da outra, em um primeiro momento.

Faustão teria passado à frente na fila do SUS, especula colunista

Embora a especulação careça de confirmação da família e dos médicos, Valmir Moratelli acredita que Fausto Silva, de fato, tenha subido de posição na fila do SUS enquanto esperava um novo órgão a ser transplantado. A ideia tem a ver com a possível gravidade do quadro renal do apresentador, conforme amplamente repercutido pela imprensa do Brasil no avançar das últimas horas.