Na trama de Renascer, uma nova reviravolta promete mexer com os rumos da história. Egídio, personagem de Vladimir Brichta, encontra em Tião Galinha, interpretado por Irandhir Santos, um alvo fácil para suas manipulações. Aproveitando-se da ingenuidade e do desejo de Tião de melhorar de vida, Egídio decide usar as lendas envolvendo José Inocêncio, vivido por Marcos Palmeira, para instigar o catador de caranguejos a agir contra o fazendeiro.
Contudo, o plano de Egídio não sai como esperado, pois Tião, ao invés de se voltar contra José Inocêncio, fica obcecado pela ideia de possuir seu próprio diabinho.
Tião fica obcecado pelo diabinho
A situação se forma quando Egídio percebe essa fixação de Tião em crescer na vida e tenta usar isso a seu favor, contando a ele sobre as terras e os mistérios que cercam José Inocêncio, na esperança de usar o catador como uma arma contra seu rival.
A trama se desenrola com Egídio narrando histórias sobre José Inocêncio, descrevendo-o como um homem que, apesar de suas adversidades, conseguiu sobreviver graças ao seu “corpo fechado”, protegido por um diabinho que guardava em uma garrafa. Essas histórias despertam a curiosidade e a ambição em Tião, que começa a imaginar as possibilidades de enriquecer e proporcionar uma vida melhor para sua família se também possuísse um diabinho.
Como Tião vira Tião Galinha?
Diante desse cenário, Tião se vê dividido entre a desconfiança e a esperança. Segundo Aline Oliveira, colunista da CNN, o personagem colocará toda a sua fé em uma das galinhas de sua criação. Achando que essa galinha botará o ovo, de onde nascerá o seu diabinho, Tião a protegerá, andando pra cima e pra baixo com ela em seus braços. É justamente por conta desse apego com o animal que o personagem passará a ser conhecido na região como Tião Galinha.
No entanto, Tião Galinha não terá a mesma sorte de José Inocêncio. Durante a trama, o pobre trabalhador acabará parando na cadeia por um crime que não cometeu. Lá, ele sofrerá todo o tipo de humilhação e desistirá de viver. Tião Galinha será encontrado enforcado em sua cela com um bilhete ao lado de seu corpo: “Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre come o pão de alguém”.