O técnico de futebol Tite, que sempre foi pessoa próxima a Daniel Alves por terem trabalhado juntos na Seleção Brasileira, quebrou o silêncio e opinou sobre a condenação do jogador. Hoje, o ex-atleta cumpre pena em um estabelecimento prisional na Espanha, condenado pelo abuso íntimo de uma jovem dentro de uma casa noturna na cidade de Barcelona, situada no mesmo país.
A manifestação de Tite sobre o assunto aconteceu durante coletiva que prestou para a imprensa após a vitória do Flamengo, time no qual ele trabalha neste momento, sobre o arquirrival Fluminense no último domingo, dia 25 de fevereiro, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Na oportunidade, ele disse não ter condições de avaliar concretamente o caso de Daniel Alves, ainda que defenda que todas as pessoas que cometem erros sejam devidamente punidas.
Tite comenta condenação de Daniel Alves por abuso íntimo de jovem na Espanha
Questionado sobre a condenação de Daniel Alves, Tite disse que não poderia avaliar a situação do ex-jogador de futebol, uma vez que não faz parte do poder judiciário da Espanha e muito menos tem em suas mãos todas as provas decorrentes do caso. Por outro lado, conceitualmente falando, destacando um ensinamento que recebeu de seu pai, defendeu que todo ser humano que cometa um erro responda e pague por ele, em vida.
“Eu não posso fazer julgamento não tendo todos os fatos e todas as informações verdadeiras. Eu posso falar conceitualmente. Conceitualmente, todo erro deve ser punido. Agora, eu não sou julgador e não tenho todos os fatos”, disse.
Tite comenta dia a dia de Daniel Alves na Seleção Brasileira
O último trabalho de Tite com Daniel Alves aconteceu durante a Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar. Questionado sobre o comportamento do ex-atleta, o técnico do Flamengo mencionou que a vida de um jogador de futebol no dia a dia de trabalhos não necessariamente representa a personalidade dele no mundo exterior. Neste sentido, o profissional voltou a ressaltar que seria errado de sua parte avaliar concretamente o caso de Daniel Alves, porquanto não tenha acesso a todas as informações sobre o caso.
Tite relembra caso parecido envolvendo o jogador de futebol Neymar Jr.
Tite relembrou que, há pouco tempo, quando Neymar Jr. viveu uma situação parecida no tocante a acusações de abuso íntimo, foi maciçamente questionado sobre o tema em coletivas de imprensa. Naquele momento, o técnico repetiu o mesmo discurso de agora, no sentido de não ser capaz de avaliar um caso concreto por não ser um juiz ou julgador, embora tenha defendido que todo erro deve ser pago. No final das contas, Neymar Jr. foi considerado inocente pelo Poder Judiciário e o caso terminou arquivado.