Em Renascer, no episódio veiculado na noite da última quarta-feira (21), foi apresentado um novo personagem, Tião Galinha, vivido pelo ator Irandhir Santos. Na história original, televisionada em 1993, o papel foi desempenhado pelo renomado artista Osmar Prado.
Na novela das nove da Globo, o catador de caranguejo decide buscar uma vida perfeita para sua mulher amada, Joaninha (Alice Carvalho), e seus meninos. Com a assistência do Padre Santo (Chico Diaz), o peão tem um trabalho na propriedade de Egídio (Vladimir Brichta).
Desfecho de Tião Galinha em Renascer
Segundo a redação do site O Tempo, à medida que a narrativa se desenrola, Tião Galinha desenvolve uma obsessão pela ‘criaturinha’ armazenada por José Inocêncio (Marcos Palmeira) em uma garrafa.
Cabe destacar, no entanto, que Tião Galinha terá um desfecho extremamente trágico em Renascer, seguindo possivelmente o mesmo rumo do romance original de Benedito Ruy Barbosa.
Na trama de 1993, o personagem é preso de maneira injusta e, na prisão, enfrenta uma grande humilhação, levando-o a decidir por atentar contra a própria vida. Antes dessa cena mais triste da novela, ele escreve uma carta detalhando todo o seu sofrimento.
Carta de Tião Galinha a Joana na novela das nove da Globo
Em um texto comovente, Tião Galinha escreve para a esposa que, quem trabalha e vence a fome, não ganha o pão de outra pessoa. Porém, ressalta que aquele que ganha mais do que pode consumir, está pegando para si o sustento de outro sujeito. O personagem é um dos mais queridos da trama e promoverá cenas memoráveis com Egídio, o vilão que deseja a mulher do humilde peão.