Nos próximos capítulos da novela A Gata, Lorena não guardará mais o seu principal segredo: Virgínia não é sua filha biológica. Tudo acontecerá no dia do casamento da jovem com Centavinho. Lorena escolhe justamente esse momento para revelar que Virgínia possui uma doença de nascença que a impossibilita de engravidar, pois se assim o fizer, morrerá.
Como se não bastasse tamanha revelação, a vilã diz que a doença da mocinha é hereditária. Virgínia fica sem entender, pois a mãe teve três filhos e está viva. Lorena então revela que ela é mãe de Paulo e Mariano, mas que Virgínia não é sua filha biológica.
Lorena humilha Virgínia
Virgínia começa a chorar com a revelação. Lorena então se deixa tomar por todo o ódio que alimentou por quase vinte anos e maltrata Virgínia, justificando o motivo pelo qual sempre desprezou a moça: “Você é uma maldita. Por sua culpa minha irmã morreu”. Virgínia quase cai no chão de desespero ao saber que é filha de quem ela pensava ser sua tia.
Virgínia então entende que os maus tratos da mãe sempre foram por ela não a perdoar pela morte da irmã. Também se dá conta que Lorena não a adotou por amor, mas simplesmente para a controlar, se vingar e de alguma forma, manter a memória da irmã morta.
Lorena é expulsa da igreja
O padre fica revoltado em ver o quanto Lorena consegue ser cruel. O religioso então expulsa Lorena da igreja. Esmeralda consola Virgínia e pede que ela não se permita estragar a própria felicidade por causa de uma pessoa tão amarga quanto Lorena.
A jovem se recorda das mais recentes humilhações que viveu nas mãos de Lorena e se levanta. Diante de todos os convidados do casamento, ela seca as lágrimas e avisa que a cerimônia vai continuar normalmente. Virgínia então se posiciona com o noivo diante do altar e o padre inicia a cerimônia do casamento.