Em Renascer, José Bento (Marcello Melo Jr) ainda não tomou posse de sua porção de terra, mas já está elaborando planos para aplicar um golpe em José Inocêncio (Marcos Palmeira) e obter mais lucro com a venda de cacau. Durante uma conversa com José Venâncio (Rodrigo Simas), o advogado mostra o quanto é cruel, e expressa sua intenção de reduzir os custos e continuar comercializando em nome do pai.
Na novela das nove da Globo, o publicitário aponta que ele nem assumiu e já quer dar o golpe. Os irmãos percorrerão as terras de Inocêncio, e Bento revela seu plano de diminuir os gastos com mão de obra.
Planos de José Bento em Renascer
Segundo Sabrina Castro, do Notícias da TV, José Venâncio argumenta sobre manejar essa extensão de terra e, se o pai tem tantos funcionários, deve saber o que faz. Bento dispara que o pai pratica assistencialismo.
Venâncio tenta rebater, argumentando que empregado não é custo. O advogado rebate falando que tudo isso é despesa e não deseja isso no seu bolso. O rapaz aponta que organizará uma equipe apenas para a colheita, para não ter vínculo empregatício.
Ainda no diálogo tenso com o irmão, Venâncio avisa que cortar os custos, nesse caso, significa comprometer a qualidade, não aumentar o lucro. Bento, então, mostra o quanto é cruel e revela seu golpe: reduzir os custos na colheita do fruto.
José Venâncio fica atônito na novela das nove da Globo
Diante desse plano, José Venâncio fica atônito e não aprova. O rapaz fala que arriscariam a credibilidade que o pai construiu com uma vida inteira de suor. Bento ainda surpreende o irmão ao dizer os números: cada um dos filhos representa 12,5% da produção total do pai.