Nos próximos capítulos de Abismo de Paixão, Horácio conversará com Almerinda e dirá que a casa azul está no nome de Carmem, embora quem esteja vivendo no local seja Ingrid e Ramiro. O homem diz que talvez Almerinda tenha odiado a mulher errada a vida inteira.
Almerinda já sabia que o marido se encontrava com a amante naquele local, mas pensava que se tratava de Estefânia. Almerinda fica confusa, desconfiando que Carmem foi a verdadeira amante de Rogério.
Almerinda desmascara Carmem
Almerinda decide confrontar Carmem em sua casa. A mãe de Damião chega no local e encontra Elisa. Diante da mocinha, Almerinda fala de suas desconfianças e deixa Elisa chocada, pois se for verdade, então a tia passou anos manchando a memória de sua mãe.
Carmem se defende, alegando que é sim a proprietária daquela casa, pois a herdou de sua irmã Estefânia. Elisa ficará desconfiada e encontrará uma forma de descobrir a verdade pouco tempo depois.
Ramona conta a verdade para todos
Pouco tempo depois, diante de Elisa e Almerinda, Ramona conta toda a verdade. A mulher fala da noite em que Rogério e Estefânia morreram. A mulher conta tudo o que sabe. Também diz que desconfia que Augusto não se suicidou.
Ramona revela que no dia em que Augusto morreu, ele a procurou e ela revelou toda a verdade, então não sabe se ele tirou a própria vida ao saber que julgou mal a esposa por anos, ou se Carmem o eliminou. Todos ficam chocados com a verdade, principalmente Elisa, já que o pai a rejeitava por achar que ela era filha de Rogério.