Nos próximos capítulos da novela Renascer, Mariana conseguirá seduzir José Inocêncio, a ponto do fazendeiro se apaixonar por ela. Os dois ficam noivos, despertando a fúria de Bento e Venâncio, que acham que a mocinha é uma interesseira.
Os dois herdeiros de José Inocêncio exigem que o pai reparta as terras da mãe com os quatro filhos antes de se casar, a fim de que Mariana não fique com elas. Mesmo contrariado, Inocêncio aceita, pois sabe que é um direito dos filhos.
João Pedro fica arrasado com o casamento do pai e Mariana
Apaixonado por Mariana, João Pedro se sente triste quando o pai anuncia que vai se casar com a mocinha. João, que nunca se deu bem com o pai, pois sempre foi acusado de ser o responsável pela morte de Maria Santa durante o parto, sente que além de Inocêncio nunca ter lhe dado afeto, também teve coragem de roubar o amor da mulher que ele amava.
O rapaz desabafará com Zinha. O rapaz também conversará com Inácia. A velha mística e que foi amiga de sua mãe, sabe que Mariana trará muito mais problemas na vida de José Inocêncio, pois é neta de Belarmino e não está na fazenda sem um objetivo.
João não vai ao casamento do pai
José Inocêncio terá um confronto com os filhos por causa das terras de Maria Santa. O fazendeiro sente medo dos filhos administrarem mal as terras e as perderem. Diante do confronto, em que Bento e Venâncio seguem pensando que Mariana só está com Inocêncio por interesse financeiro, o fazendeiro diz que não faz questão de ter os filhos em seu casamento.
João Pedro, assiste à ganância dos irmãos de longe e decide até mesmo abrir mão das terras da mãe, já que sempre foi acusado de ter causado a sua morte por nascer. João vai morar com Morena, Zinha e Deocleciano. O rapaz também não aparece no casamento do pai e decide não morar mais com ele. Mesmo não indo no casamento, o rapaz vai observar de longe a cerimônia, lamentando que perdeu Mariana para sempre. Isso deixará a mocinha balançada.