Caracterização de Juliana Paes em Renascer é comparada a Dona Bela e a outros personagens piores

Remake da novela Renascer vem colecionando acertos, mas alguns erros também vem sendo observados pelo público.

PUBLICIDADE

A novela Renascer tem chamado atenção desde seu início com uma narrativa que envolve o público em tramas intensas e personagens marcantes. A história transita entre o passado e os dias atuais, trazendo à tona os dilemas e as transformações dos personagens ao longo do tempo. Um dos grandes desafios enfrentados pelo autor foi a transição para a fase contemporânea, que, apesar de bem-intencionada, encontrou obstáculos na execução, especialmente na caracterização de alguns personagens.

O trabalho de Bruno Luperi na adaptação do trabalho de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, é notável, principalmente pela forma como conseguiu expandir a narrativa original, introduzindo novos elementos e desenvolvendo os personagens de maneira mais aprofundada. A complexidade de José Inocêncio, que oscila entre sua consciência e o papel de coronel, é um dos pontos altos da trama, assim como a introdução de personagens inéditos que enriquecem a história.

Novos personagens em Renascer

Um grande acerto de Luperi foi o de mostrar o assassinato do coronel Firmino. Na versão original de 1993, o personagem fora apenas citado na trama. Com mais tempo para trabalhar sua primeira fase, o neto de Benedito Ruy Barbosa pode desenvolver o personagem. Outra personagem inédita do remake foi Cândida, a viúva que vendeu suas terras para José Inocêncio.

Caracterização de Jacutinga gerou controvérsias

Outra ideia do autor do remake foi dar mais tempo de tela para Juliana Paes, interpretando Jacutinga, que trouxe uma nova dimensão à personagem, diferenciando-se da magnífica interpretação de Fernanda Montenegro. Sua atuação foi um dos destaques da novela, até que a decisão de envelhecer a personagem para a fase atual gerou controvérsias. A caracterização inadequada, deixando de fora as mãos e braços, não só destoou do restante da produção como também se tornou alvo de críticas e memes nas redes sociais, ofuscando o desempenho da atriz.

A equipe de produção, até então elogiada pelo primor técnico, viu-se diante de um revés significativo devido a esse deslize na caracterização. Tão logo houve a passagem de tempo na trama, já começaram surgir os memes comparando Jacutinga a Dona Bela, personagem da Escolinha do Professor Raimundo. Outros internautas, segundo o site Notícias da TV, compararam a dona do bordel à Freddy Krueger, argumentando que as rugas de Jacutinga estavam parecendo queimaduras. A própria Juliana Paes entrou na brincadeira e trocou sua foto nas redes sociais por uma da feiticeira Yzma, vilã de A Nova Onda do Imperador.