Nos próximos capítulos da novela Renascer, José Inocêncio, que já implica naturalmente com os filhos, terá mais motivos para reclamar dos herdeiros. Isso porque ele comunica que se casará novamente e que a escolhida é Mariana, que é mais nova que a maioria dos seus filhos.
Venâncio e Bento não reagem bem a notícia de que o pai se casará com uma jovem e ficam obcecados em ter acesso à herança de Maria Santa antes do casamento. Isso porque se José Inocêncio se casar antes de dividir as terras, as mesmas serão divididas também com Mariana em um eventual divórcio ou na morte do fazendeiro.
Venâncio e Bento querem herança de Maria Santa
Os filhos de José Inocêncio sinalizam que ele precisa fazer a divisão das terras de Santinha antes de casar. José Inocêncio não gosta e teme que os filhos não saibam administrar as terras e acabem as perdendo.
Mesmo assim, José Inocêncio sabe que os filhos tem esse direito e não pensa em tirar isso dele. Augusto não está presente e João Pedro fica indiferente a briga dos irmãos. José Inocêncio então decide fazer o que eles querem.
João Pedro abre mão da herança da mãe
João Pedro passou a vida toda sendo rejeitado pelo pai e os irmãos. José Inocêncio culpa o herdeiro pela morte de Maria Santa desde que ele nasceu, já que a mulher faleceu no parto. Como os irmãos viam o comportamento do pai, acabavam acusando João Pedro de ter matado a mãe.
Foram os padrinhos de João Pedro, Deocleciano e Morena, que deram a atenção e afeto que o menino nunca teve em casa. Se sentindo culpado pela morte de Maria Santa, o rapaz surpreende e diz que abre mão das terras da mãe, deixando-as para os irmãos. O rapaz decide ficar nas terras que no passado pertenceram a Belarmino, avô de Mariana, e assim ter por perto a companhia de Morena e Deocleciano.