Silvio Santos construiu um grande império e uma das principais empresas de seu grupo é o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Atualmente, as filhas de Silvio estão à frente da emissora, que por muitos anos foi a segunda mais assistida do país.
O problema é que nos últimos anos o SBT vem perdendo muito audiência, notícia triste para Silvio Santos e para toda a família Abravanel. Dados comparativos do Painel Nacional de Televisão (PNT) entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024 revelam um cenário de mudança no mercado televisivo brasileiro, com o SBT perdendo significativa parcela de seus telespectadores, enquanto Globo, Record e Band aumentam sua participação. As informações são do site Notícias da TV.
SBT despenca no ranking de audiência
O SBT perdeu um em cada cinco telespectadores no período de um ano, registrando uma queda de 19% na média de pontos e de 17% na participação entre os televisores ligados, marcando 2,4 pontos e 7,1% de share em janeiro de 2024, comparado a 2,9 pontos e 8,6% em janeiro de 2023.
Essa tendência de queda foi observada em diferentes faixas horárias. Na programação das 7h ao meio-dia, o SBT viu uma diminuição de 23% de seu público e 20% de seu share. No período da tarde, a queda foi de 19%. À noite, embora o SBT tenha registrado uma queda de 18% em seu share, é importante notar que Band e RedeTV! também apresentaram reduções, enquanto a Record manteve-se no mesmo patamar e a Globo cresceu apenas 4%.
Índices noturnos
É interessante observar que parte do público da faixa noturna pode estar migrando para plataformas de streaming, que tiveram um aumento de 8% neste período, indicando uma mudança nos hábitos de consumo de conteúdo audiovisual. A partir deste mês, o SBT promete estrear uma nova programação. Ninguém sabe ao certo como SBT chegou nessa posição, mas a falta de novidades e o desleixo com a programação podem ter ajudado a afundar a emissora.