Usuários do Kwai se assustam com fake news sobre Faustão e pesquisam informações sobre apresentador

Fake news no aplicativo acabou deixando os usuários preocupados com a saúde do apresentador.

PUBLICIDADE

Publicações recentes no Kwai estariam informando os usuários de que Fausto Silva precisou ser internado novamente, o que não é verdade. O apresentador encontra-se bem de saúde e está em casa, onde continua se recuperando do transplante de coração.

Esta não é a primeira vez que fake news são divulgadas no aplicativo, inclusive o Ministério Público já está investigando o Kwai. Existe a suspeita de que a empresa teria pago para que notícias falsas fossem produzidas e assim viralizassem rapidamente.

O portal Notícias da TV entrou em contato com o Kwai, que alegou ter ocorrido um ‘erro técnico’, mas que já está sendo resolvido. Muitos usuários do aplicativo da empresa chinesa receberam a seguinte notificação: ‘Faustão grava vídeo no hospital e fala do estado de saúde’.

Usuários do Kwai ficaram confusos com os vídeos

Quem clicou no aviso foi direcionado para um vídeo com trechos de uma matéria exibida na Record News. De fato, a reportagem é sobre a internação de Fausto Silva, mas em agosto do ano passado, que foi quando ele foi submetido a um transplante de coração.

Outra notificação do Kwai informava aos usuários que Faustão precisou ser internado novamente. Ao clicar neste aviso, era exibida uma reportagem da CNN Brasil a respeito da internação do apresentador no ano passado.

Internautas ficaram preocupados com estado de Fausto Silva

Um ponto importante a ser esclarecido é que fake news não se trata apenas de divulgar informações falsas, mas também fora do contexto temporal. Um bom exemplo é em relação à internação de Fausto Silva, que de fato ficou hospitalizado, mas a notícia é distorcida para chamar a atenção dos usuários.

As falsas notícias sobre Faustão fizeram com que muitos internautas recorressem ao Google para pesquisarem o termo: ‘Faustão morreu’. Também aumentou o número de pessoas pesquisando se o apresentador foi internado novamente.