Em Renascer, Jacutinga (Juliana Paes) cumpre a promessa feita a Maria Santa (Duda Santos), assumindo o papel de uma figura materna para a esposa de José Inocêncio (Humberto Carrão). A cafetina conduz todos os partos da jovem e, no nascimento de João Pedro (Juan Paiva), ela realiza um ato heroico ao salvar a criança, conforme o pedido da mãe.
Na novela das nove da Globo, após ser abandonada por Venâncio (Fabio Lago) no bordel, a moça é acolhida por Jacutinga como uma filha. Tanto que a dona do prostíbulo estabelece como condição para que o coronelzinho a tire de lá apenas depois de se casarem.
Dramas em parto em Renascer
Segundo a redação do Na Telinha, José Inocêncio e Maria Santa têm, ao todo, quatro filhos: o primogênito José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.), o problemático José Venâncio (Rodrigo Simas) e o mais novo, João Pedro, todos trazidos ao mundo pelas mãos habilidosas de Jacutinga.
O nascimento do caçula, no entanto, é marcado por dificuldades. Atendendo ao apelo de Maria Santa, apenas a criança consegue sobreviver. O parto do rapaz será o momento mais dramático da novela.
Óbito de Santinha na novela das nove da Globo
No parto do caçula, Maria Santa sente a presença reconfortante de Nossa Senhora ao seu lado e, contra todas as expectativas, consegue dar à luz, falecendo logo em seguida. Inconsolável, José Inocêncio rejeita João Pedro, que cresce carregando o peso da culpa pela morte da mãe. Esse drama do pai e filho será um dos temas centrais do folhetim.