Em Renascer, Venâncio (Fábio Lago), manifesta sua discordância em relação ao relacionamento de Maria Santa (Duda Santos) com José Inocêncio (Humberto Carrão). O cerne do Bumba Meu Boi é um indivíduo de temperamento intragável, consumido por ciúmes em relação à jovem.
Na novela das nove da Globo, após um diálogo com Quitéria (Belize Pombal), o vilão concede a Santinha a permissão para participar de uma celebração pela primeira vez, sob a condição de que ela evite mostrar as pernas e utilize um vestuário mais recatado.
Primeiro encontro de Santinha e Inocêncio em Renascer
De acordo com Fábio Augusto, do Observatório da TV, Santinha tem seu primeiro encontro com o coronelzinho, despertando um fascínio imediato. Movido por um sentimento de ódio, Venâncio ataca Inocêncio, revelando toda a intensidade de sua aversão.
Posteriormente, o homem repugnante faz um juramento de morte contra o protagonista, deixando claro que não tolerará o envolvimento dele com sua filha. O crápula rejeita até mesmo a oferta de um emprego vantajoso e uma porção generosa de terras em troca.
Revelando-se como um verdadeiro vilão, demonstra ter motivações amorosas doentias em relação à própria filha, sendo esse o motivo por não permitir que ela namore. O caráter repulsivo de Venâncio é evidente quando ele planeja abusar de Santinha, repetindo o comportamento abominável que teve com Marianinha.
Ato horrendo de Venâncio na novela das nove da Globo
Venâncio cometeu um ato horrendo ao violentar Marianinha, resultando em sua expulsão de casa ao revelar a gravidez. O vilão deseja impor o mesmo destino a Santinha, entretanto, por sorte, o desfecho mais trágico é evitado. Após ser beijada por Inocêncio, a protagonista toma coragem para contar a verdade ao pai, o que resulta em seu abandono no bordel de Jacutinga (Juliana Paes).