Gyselle Soares, vice-campeã do BBB8, foi vítima de uma tentativa de assalto na última terça-feira, dia 22, na Bela Vista, região central de São Paulo. Ela relatou em suas redes sociais que foi atacada pela chamada “gangue da pedrada” enquanto passava pelo local.
Em pânico, Gyselle descreveu que os criminosos quebraram o vidro de seu carro e tentaram roubar sua bolsa e celular. Este tipo de assalto, caracterizado pela quebra dos vidros dos veículos para roubar objetos expostos, tem sido recorrente na região.
O ataque ocorreu quando o carro de Gyselle parou em um semáforo, momento em que o criminoso agiu, fugindo imediatamente para uma praça próxima. Várias outras pessoas já relataram incidentes semelhantes, com novos casos sendo reportados quase diariamente.
Não se deve deixar celular e bolsa expostos dentro do carro
Uma recomendação importante é não deixar celular e bolsa visíveis dentro do carro. Os assaltantes costumam usar pedras ou objetos semelhantes para quebrar os vidros e roubar especialmente bolsas e celulares, principalmente se estiverem em suportes no painel.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a ação da gangue: enquanto um dos ladrões se aproxima do carro, outros dão cobertura. Esses criminosos têm sido chamados de “gangue da pedrada” devido ao método utilizado nos assaltos.
Motorista precisa ficar sempre atento no centro de São Paulo
Fábio Henriques, instrutor de defesa pessoal, alertou em entrevista ao portal UOL que os criminosos tendem a mirar motoristas distraídos e com os vidros abertos, além de preferirem veículos com itens à vista, como celulares e bolsas.
Ele aconselha que os motoristas circulem pela região central de São Paulo com os vidros fechados e atentos ao ambiente ao redor. O uso de películas antivandalismo nos vidros também é recomendado, pois podem dificultar ou até impedir a ação dos assaltantes.