Renascer: óbito de José Inocêncio é um dos momentos mais dramáticos da novela

José Inocêncio tem óbito no final de Renascer e cena é dramática na novela das nove da Globo.

PUBLICIDADE

A estreia do remake de Renascer aconteceu nesta última segunda-feira (22), visando recontar a história do fazendeiro José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e todos os seus filhos. Para aqueles que não assistiram à versão original de 1993 ou para quem não recorda do desfecho, surge uma curiosidade acerca do protagonista: como é o seu óbito?

O portal Purepeople respondeu a esse questionamento relembrando que o desfecho da vida do fazendeiro, na primeira versão, foi marcado por uma trajetória dramática e sofrida. Nos momentos finais da trama de Benedito Ruy Barbosa, o protagonista cai em uma emboscada e fica paralítico.

Trajetória de José Inocêncio em Renascer

De acordo com Guilherme Guidorizzi, do site Purepeople, é crucial destacar que a segunda versão de Renascer proporciona algumas divergências em relação à original, que ocorreu há 31 anos. Portanto, não se pode garantir que a releitura, sob a escrita de Bruno Luperi, neto do dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, será totalmente fiel ao desfecho de José Inocêncio.

Na reta final da trama, marcada por capítulos envolventes com a revelação de um homicida, Teodoro (Herson Capri em 1993) combina com um capanga para assassinar José Inocêncio, que se vê com apenas um rifle sem munição para se defender.

Apesar disso, o protagonista desarma o adversário, que brande um punhal, e o conduz amarrado para suas terras. Contudo, Teodoro consegue, mesmo à distância, executar seu plano. O vilão elimina o homem que havia contratado e, em seguida, dispara quatro vezes contra José Inocêncio, que é submetido a uma cirurgia.

Óbito de José Inocêncio na novela das nove da Globo

A operação, no entanto, não impede que o fazendeiro fique paralisado, confinado a uma cadeira de rodas. Posteriormente, José Inocêncio falece, mas não antes de vislumbrar o espírito de sua esposa, Maria Santa.