O comportamento de Vanessa Lopes no Big Brother Brasil vem preocupando não somente a direção do programa, mas também, os telespectadores da casa mais vigiada do Brasil. Apresentando sintomas como medo, ansiedade, delírios, falas desconexas e mania de perseguição, Vanessa pode estar sofrendo de um transtorno psicológico chamado de nomofobia.
A principal causa desse transtorno é a falta de uso de celular e de internet. Retirar repentinamente essas ferramentas tecnológicas é que faz mal como se uma parte do corpo tivesse sido retirada.
Vanessa está se sentindo isolada socialmente
A abstinência das ferramentas, as quais faziam parte de sua rotina, pois trabalhava há quatro anos como influenciadora, podem gerar ainda isolamento social, irritabilidade e dificuldade de concentração, fatores que foram evidenciados no desentendimento com Nizam, que teria dito que ela passava muito tempo a frente do espelho.
Para piorar, a eliminação de Lucas Pizane trouxe ainda um maior abalo ao emocional de Vanessa. Criando teorias de conspiração, como a de que está sendo vítima de um complô. Na mente de Vanessa, o complô envolveria até a decoração do programa.
Sintomas de nomofobia são iguais a de um dependente químico
Para o psicólogo Alexandre Bez, pessoas que trabalham com internet podem acabar sofrendo de uma dependência psicológica grave, onde a pessoa necessita de uma opinião de alguém sobre tudo o que faz, mesmo que seja a opinião de um desconhecido. A necessidade de aprovação acaba gerando angústia e medo, o que impede a pessoa de ser independente em suas ações, fato que desencadeia em uma série de agravantes ao comportamento como já descritos acima.