O jornalista Evaristo Costa, que tem passagens pela Rede Globo e pela CNN Brasil, continua internado em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Reino Unido. O profissional da imprensa lida com complicações provocadas por um diagnóstico de doença de Crohn. Por meio das redes sociais, ele tem feito questão de manter seus seguidores atualizados sobre o estágio de sua recuperação, sendo que no momento os médicos ainda não lhe deram previsão de alta hospitalar.
Na última terça-feira, dia 16 de janeiro, Evaristo Costa fez um desabafo com sua audiência, dizendo que o seu quadro de saúde piorou consideravelmente com o avançar dos meses, pois os primeiros exames não diagnosticaram corretamente o seu problema de saúde. A revelação aconteceu em um momento de interação com seus seguidores pelos Stories do Instagram, quando uma mulher perguntou a ele como havia sido o diagnóstico da doença de Crohn.
Evaristo Costa faz alerta aos fãs
Julgando o questionamento bastante contundente e importante, o jornalista disse que o seu caso poderia ser utilizado para que outras pessoas que sofrem com o mesmo problema não se deparem com diagnósticos imprecisos, os quais podem comprometer a recuperação. “Achei importante essa pergunta. Por isso, resolvi parar para respondê-la, porque pode acontecer com muita gente o que aconteceu comigo, que é o diagnóstico errado”, disse.
O jornalista descreveu os sintomas iniciais, incluindo episódios de diarreia, sendo que as suas idas ao banheiro ao longo de um único dia chegavam a 30 vezes. As diarreias, em muitos casos, apresentavam sangue vivo, e, por conta da debilitação de sua saúde, começou a perder muito peso.
Um sintoma relativamente importante também foi descrito e diz respeito à sensação de queimação na parte inferior de sua barriga. A situação se tornou particularmente preocupante quando Evaristo Costa sequer era capaz de se deitar sobre a cama, tendo muitas vezes que dormir sentado em uma cadeira.
Evaristo Costa enfim descobre o problema de saúde correto
Quando procurou ajuda médica pela primeira vez, o profissional de saúde que o atendeu o diagnosticou com um quadro de gastrite, o qual estava completamente equivocado. Cerca de um ano após o primeiro diagnóstico, Evaristo Costa tratou seu problema de saúde como se fosse uma gastrite.
Em 2020, depois de sofrer com os sintomas por muito tempo, o profissional da imprensa decidiu investigar mais a fundo o seu problema de saúde com o diagnóstico correto da doença de Crohn. Segundo ele, a doença se apresenta em caráter moderado, e o seu principal objetivo neste momento é controlá-la a fim de que as crises cheguem ao fim.