A reprise bem-sucedida de Mulheres de Areia nas tardes da TV Globo, tem despertado a curiosidade do público para saber o paradeiro de alguns atores e atrizes que já não são vistos com tanta frequência. Por ser uma novela antiga, produzida em 1993, alguns atores e atrizes já faleceram.
Uma das atrizes que integrou o elenco de Mulheres de Areia e que quase não se tem notícias na TV é Alexia Dechamps, que deu vida para a personagem Maria Helena. A atriz já não participa de uma novela há alguns anos, dedicando a vida a outras atividades.
Quem é Alexia Dechamps
Alexia é argentina, mas veio para o Brasil quando criança, fazendo do território brasileiro seu verdadeiro lar. Trabalhou como modelo por algum tempo, viajando pelo mundo para participar de desfiles. Foi em 1989, aos 21 anos, que Alexia estreou como atriz, fazendo uma pequena participação na novela Top Model.
Em 1991 ganhou seu primeiro personagem fixo, a Liliane de O Dono do Mundo. Dois anos mais tarde veio Mulheres de Areia, e um sucesso atrás do outro. Em 1996 assinou contrato com a extinta TV Manchete, fazendo duas novelas. Fez a novela Estrela de Fogo, e a série A História de Ester, ambas pela Record, e logo retornou para a TV Manchete.
Voltou para a Globo em 1999 e lá permaneceu até 2010, quando saiu e fez uma participação em uma série do Multishow, em 2011. Em 2014 participou do reality Aprendiz Celebridades, na época comandado por Roberto Justus. Seu último trabalho na TV foi como Lidice da novela Verdades Secretas, de 2015.
Ativismo pela proteção animal
Alexia se apaixonou pela causa animal em 2003 e aos 55 anos, se dedica a cuidar de animais desamparados. Em 2019 ela concedeu uma entrevista para a revista Quem, e declarou que tirou férias da TV e do teatro, mas que os boletos não paravam de chegar, pois ela acaba ficando no vermelho para ajudar na proteção animal.
A atriz contou que sente que a proteção animal é sua missão. Alexia já resgatou uma pomba doente que encontrou no Leblon, no Rio de Janeiro, e procurou uma veterinária especializada em animais silvestres para cuidar da ave. Vira e mexe a artista está ajudando animais abandonados, protetores independentes e ONGs de proteção animal.