Aos 80 anos, Julio Iglesias é detido em aeroporto; policiais encontraram 40 kg de comida dentro da mala do cantor

Por contrariar a legislação local, o cantor Julio Iglesias correu um sério risco durante um voo internacional.

PUBLICIDADE

O cantor Julio Iglesias foi detido por autoridades policiais ao entrar num aeroporto de Punta Cana, localizado na República Dominicana. Aos 80 anos de idade, o artista internacional viajava das Bahamas para a cidade onde teve a bagagem apreendida após um confisco realizado pelas autoridades locais. A medida foi tomada pelos agentes de segurança em virtude do conteúdo apresentado no interior de sua mala.

De acordo com informações inicialmente repercutidas pelo jornal espanhol Marca, Julio Iglesias tentou ingressar na República Dominicana carregando aproximadamente 40 quilos de comida em suas malas. Por conta disso, o material teve que passar por uma rigorosa inspeção por parte das autoridades locais.

Julio Iglesias foi detido e quase terminou preso em flagrante, diz jornal

O cantor quase correu o risco de ser preso em flagrante, considerando as determinações sanitárias internacionais sobre o transporte de elevadas quantidades de alimentos em voos.

Os alimentos encontrados nas bagagens de Julio Iglesias eram de origem natural, incluindo frutas como framboesas, cerejas, morangos, além de legumes, verduras, grãos, tomates, feijão, beterraba, espinafre, alface e carne.

Entretanto, na República Dominicana, uma determinação do Ministério da Agricultura local proíbe a entrada de produtos de origem natural, tanto vegetal quanto animal, vindos de voos internacionais, visando preservar a sustentabilidade da produção nacional.

Países seguem medidas sanitárias rigorosas em voos internacionais

Além disso, vários países seguem medidas rigorosas no controle de alimentos transportados por passageiros em voos internacionais, devido aos riscos de contaminação biológica ou introdução de espécies exóticas que podem se tornar pragas para a fauna e a flora local.

O Brasil, por exemplo, adota medidas rigorosas no controle de entrada de insumos biológicos, proibindo produtos apícolas, hortaliças e frutas frescas, sementes e mudas, artesanatos com produtos de origem vegetal e animal processados, agrotóxicos, espécies exóticas, pássaros e peixes ornamentais, entre outros.