Mal começou a 24ª temporada do Big Brother Brasil e os desafios relacionados à convivência coletiva e ao uso de banheiros já estão se destacando entre os participantes, especialmente durante o momento do banho.
Yasmin Brunet e Wanessa Camargo, que fazem parte do Camarote, time dos famosos do reality show, reclamaram de desconforto ao lavar as partes íntimas diante das câmeras. “Eu tô odiando… não tem como fazer, eu tô abaixando [para lavar]”, disse a cantora. “É muito ruim tomar banho de bíquini”, respondeu a modelo.
Médica alerta para uso de roupas no banho
A ginecologista, obstetra e colunista do UOL VivaBem, Larissa Cassiano, disse que, além de ser difícil realizar a higiene adequada nessas circunstâncias, o tipo de roupas usada pelas participantes no banho, como biquíni, pode facilitar o desenvolvimento e doenças e trazer riscos à saúde das mulheres.
Ela destacou que não é possível realizar uma higiene adequada quando se está usando biquíni, pois a água não tem passagem adequada. E caso a peça esteja suja, é necessário lavá-la antes do banho. Ainda de acordo com a médica, o banho de calcinha impede a remoção completa de sujeira e sabão.
Higiene inadequada e doenças vaginais
Larissa também destacou que, deixar a região vaginal úmida e com resíduos de sujeira, pode acabar alterando o pH vaginal, facilitando o desenvolvimento de doenças. Um banho inadequado e a dificuldade na limpeza da parte íntima podem levar as participantes do BBB24 a desenvolverem condições como candidíase e vaginose bacteriana, além de alergias, por conta do sabonete mal enxaguado.