Em Terra e Paixão, Walcyr Carrasco planeja reservar uma última reviravolta para os episódios finais. Justo quando os personagens e a audiência estiverem convencidos de que a trama envolvendo Agatha (Eliane Giardini) foi resultado de eventos acidentais.
Na novela das nove da Globo, essa situação envolve Antônio (Tony Ramos) empurrando a megera da escada e Irene (Gloria Pires) atirando contra a rival, o autor surpreenderá revelando que tudo não foi mais do que de uma encenação elaborada por Angelina (Inez Viana) e Gentil (Flavio Bauraqui), sendo diferente do que já foi divulgado.
Revelações de Angelina em Terra e Paixão
Segundo Carla Bittencourt, do Notícias da TV, nos capítulos derradeiros os dois personagens terão uma conversa confidencial, combinando de manter a farsa que Angelina contou a Marino (Leandro Lima). Nos detalhes fornecidos à delegacia, a governanta relata que Agatha teria ingerido um chá envenenado, preparado por ela.
A ex-funcionária dos La Selva, ao perceber que sua bebida continha uma substância suspeita, realizou uma troca de xícaras, fazendo com que a megera ingerisse a bebida adulterada. No depoimento, acrescenta que testemunhou Antônio empurrando Agatha da escada.
Segundo a governanta, a antagonista já estava desorientada e tentava retornar ao seu quarto quando foi violentamente empurrada pelo marido. Caída, Agatha ainda foi alvejada por três tiros disparados por Irene.
Trunfo somente no final da novela das nove da Globo
Ao tomar conhecimento da versão de Angelina, Gentil prontamente procurará a amiga para questionar por que teria falsificado a história perante Marino. Em uma cena obtida com exclusividade pelo Notícias da TV, Angelina argumenta que, se depender dela, todos pensarão que foi isso que ocorreu. Porém, o grande trunfo acontece somente no último capítulo.