Zagallo, lenda do futebol brasileiro e autor da frase ‘Vão ter que me engolir’, faleceu aos 92 anos

O ex-jogador de futebol era considerado uma das grandes lendas do gramado e eternizou frase icônica.

PUBLICIDADE

O Brasil perdeu uma das suas grandes lendas do futebol. Mário Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos. O falecimento aconteceu nesta sexta-feira, 5 de janeiro. A triste notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-jogador através das redes sociais. A nota compartilhada na web lamentou a perda.

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo”, diz um trecho do comunicado. A morte de um dos maiores talentos do gramado brasileiro ganhou repercussão nas redes sociais.

Trajetória

Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu na cidade de Atalaia, Alagoas, mas foi morar no Rio de Janeiro quando tinha oito meses de vida. Ele foi morar na Tijuca, região localizada no bairro da Zona Norte. O eterno tetracampeão passou pelas categorias de base do América antes de dar início a sua trajetória no Flamengo.

Quando tinha 18 anos, ele foi convocado para servir o Exército e começou à sua relação com copas do mundo. Zagallo trabalhou fazendo a segurança das arquibancadas do Maracanã quando Brasil perdeu para o Uruguai no final da Copa do Mundo de 1950. Já de 1953 a 1955, o ex-jogador foi tricampeão carioca pelo rubro-negro.

No ano de 1958, Zagallo conquistou juntamente com a seleção canarinho a primeira Copa do Mundo do Brasil. Por ser ágil e correr muito acabou ganhando o apelido carinhoso de Formiguinha. Ele também atuou no Botafogo e foi bicampeão mundial na Copa de 1962. A aposentadoria dos gramados aconteceu em 1964, quando dá início a sua carreira de treinador.

O eterno tetracampeão assumiu o comando da seleção e conquistou o tricampeonato mundial. Já o tetracampeonato veio em 1994, quando foi coordenador técnico.

Zagallo eternizou frase icônica

Em 1997, após conquistar a Copa América, ele respondeu às críticas da época da seguinte maneira: “Vocês vão ter que me engolir”. O ex-jogador eternizou a frase icônica que é lembrada até hoje pelos fãs de futebol.