Na reta final, a novela Terra e Paixão reserva fortes emoções para o desfecho de seus personagens, a começar por Irene, que acabará pagando caro por seus pecados. Após cair em desgraça, a grande vilã da trama de Walcyr Carrasco terá finalmente o que merece e irá parar atrás das grades, conforme apontou a colunista Sabrina Castro, do Notícias da TV, do UOL.
Capaz de tudo para conseguir o que quer, Irene passou toda a novela trapaceando e cometendo crimes para alcançar os seus objetivos. Porém, os dias de impunidade da vilã chegarão ao fim, e ela colherá os frutos de seus delitos em um final triste e solitário.
Irene pratica seus últimos crimes
Nos capítulos finais de Terra e Paixão, o reinado de Irene começará a ruir e a bandida será expulsa da mansão dos La Selva após Antônio descobrir que ela sabotou os freios do carro em que Daniel dirigia quando se acidentou e morreu. Depois disso, a criminosa será denunciada por Petra e Caio à policia e passará a ser caçada por Marino.
Surtada com a possibilidade de ser presa, Irene decidirá fugir de Nova Primavera, mas antes cometerá os seus últimos crimes. Apegada ao filho de Graça, a vilã será capaz de sequestrar o bebê e convencerá Vinícius a sair da cidade com ela, sem deduzir que estaria caindo em um plano do geólogo.
O fim da Vilã
Ainda de acordo com a colunista do UOL, o final de Irene em Terra e Paixão será atrás das grades. Após acreditar que Vinícius estaria do seu lado, a vilã será surpreendida com o plano de vingança do geólogo, que ligará para a polícia e entregará o paradeiro da megera. Detida, a bandida irá amargar seu fim em uma cadeia e pagará por tudo que causou de ruim na trama.