Nos momentos finais da trama de Terra e Paixão, o clima de tensão e vingança domina as cenas. Marino, o delegado interpretado por Leandro Lima, perde o controle ao descobrir que sua esposa, Lucinda, interpretada por Débora Falabella, é vítima de um atentado.
Segundo Taty Bruzzi, colunista do Na Telinha, a situação se agrava quando Lucinda entra em coma após ser baleada na cabeça, um crime encomendado pelo antagonista da história, Antônio, vivido por Tony Ramos.
Marino invade a fazenda para se vingar de Antônio
Envolvido no sequestro de Aline, personagem de Barbara Reis, Antônio rapidamente sai da prisão, alimentando sua sede de vingança. Ele orquestra o ataque a Lucinda para atingir Marino, causando um efeito dominó de eventos trágicos. Lucinda, atingida durante o casamento de Anely, papel de Tatá Werneck, e Natercinho, interpretado por Daniel Rocha, é levada às pressas para cirurgia, deixando todos em suspense sobre seu destino.
Paralelamente, Irene e Luigi, interpretados por Gloria Pires e Rainer Cadete, questionam Marino sobre as provas que incriminam Antônio. A tensão atinge o ápice quando Marino, armado, confronta Antônio na fazenda da família La Selva, acusando-o de ser o mandante do crime contra sua esposa. Nesse momento crítico, Petra, vivida por Debora Ozório, e Luigi tentam impedir uma tragédia maior, enquanto Caio, personagem de Cauã Reymond, surge com reforços policiais para controlar a situação.
Policial impede Marino de fazer besteira
Marino parte enfurecido para confrontar Antônio, acusando-o de ser o responsável pelo ataque a Lucinda. A cena culmina com Marino ameaçando Antônio de morte, enquanto este, aterrorizado, vê sua vida em perigo. “Por esse crime você vai pagar, seu maldito! Vai pagar agora, com a sua própria vida“, dirá o delegado com o vilão na mira de sua arma. O marido de Lucinda só não mandará Antônio para o inferno por conta de Silva (Carlos Feroli), que aparecerá com Caio e conseguirá desarmar o parceiro.