Nos próximos capítulos da novela Terra e Paixão, uma enorme reviravolta vai acontecer na história. O laudo da perícia forense constata que o tiro que acertou Agatha, saiu da arma que encontraram na casa de Gentil.
Com isso, o pai de Jonatas recebe voz de prisão e é preso injustamente. Quando Caio fica sabendo, decide contar para a irmã, que reage da pior maneira. A reação de Petra tem um motivo: ela sabe que não foi Gentil quem matou Agatha, pois ela viu o momento em que o crime foi cometido.
Kelvin conta podres de Irene para Petra
Petra confronta a mãe, deixando claro que sabe que foi ela quem tirou a vida de Agatha. Depois a jovem conversa com Kelvin e tem revelações bombásticas sobre a vida criminosa de Irene. O rapaz perde o medo da vilã e conta todos os seus podres.
Petra descobre vários crimes da mãe, mas nenhum é tão avassalador quanto saber que foi ela quem causou a morte de seu irmão, Daniel. Kelvin conta que Irene mandou sabotar os freios do veículo, ocasionando no acidente fatal de Daniel.
Petra se volta contra a mãe
Cansada de viver em um mundo de mentiras e impunidade, Petra já não acredita nos pais. Antônio terá sido desmascarado por Aline em uma reportagem exibida na TV e a moça tem certeza que Lucinda foi alvo da fúria do pai por ter sido preso. Desde que Petra presenciou o crime de Irene, já não consegue a ver da mesma maneira.
Petra então conversa com Caio e conta tudo o que descobriu. Caio fica devastado, já que Irene o culpou pela morte de Daniel por muito tempo e ele realmente se sentia culpado. A moça, então, decide ir com o irmão denunciar Irene pela morte de Daniel e de Agatha.