Falece ator em decorrência de falência múltipla dos órgãos; ele tinha 5 filhos e estava em casa de repouso

Secretaria de Cultura emitiu nota de pesar; confira os detalhes a seguir.

PUBLICIDADE

O ator e diretor teatral Jairo de Andrade faleceu aos 88 anos, deixando seus admiradores em luto. O óbito do artista foi confirmado neste domingo (31/12), na cidade de Campo Bom, localizada na Região Metropolitana do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo os familiares de Jairo, o ator vinha enfrentando problemas de saúde decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que ocorreu em 2015. Além de seu talento como ator, o artista também desempenhou um papel fundamental como um dos fundadores do Teatro de Arena de Porto Alegre.

Ator vivenciou à ditadura militar

Os filhos de Jairo de Andrade comunicaram que o pai faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Natural de Uruguaiana, localizada na Fronteira Oeste, o artista foi reconhecido como um dos principais expoentes do teatro de resistência à ditadura militar dos anos 70.

Morte de Jairo de Andrade foi lamentada

A Secretaria de Cultura de Porto Alegre emitiu um comunicado de pesar, expressando tristeza pela morte de Jairo. A nota destacou os trabalhos do artista. O secretário de cultura, Henry Ventura, também se pronunciou após a confirmação da perda de Jairo. “Jairo de Andrade deu vida para um palco não apenas de arte, mas de resistência. Num período onde a cultura ficava restrita a poucos espaços, ele fez parte de um grupo que realizou essa frente tão importante“, informou.

O velório de Jairo aconteceu nesta tarde no Cemitério Municipal de Campo Bom. Após a cerimônia de despedida, o corpo foi submetido à cremação. O artista deixa para trás cinco filhos.