Nos próximos capítulos da novela Terra e Paixão, Vinícius conseguirá recuperar completamente a sua memória. O homem segue vivendo na tribo de Jurecê, além de ter se apaixonado por Iraê.
Vinícius então decide depor contra Antônio e Irene, revelando como funcionou o plano para enganar Aline e fazê-la perder suas terras. O depoimento de Vinícius é crucial para que Aline possa recuperar a sua propriedade.
Aline recupera suas terras
Chega o dia da audiência. Vinícius adentra a sala de audiência e deixa Antônio e Irene em choque. Os dois vilões não ficam assustados só porque Vinícius pode contar toda a verdade e fazê-los perder a causa, mas porque Antônio acreditava ter matado o rapaz, e Irene também pensava que o ex-amante estava morto após o marido os pegar na cama.
Vinícius depõe e conta toda a verdade. Antônio perde o controle ao ouvir Vinícius. Após analisar todos os documentos dos autos processuais e os depoimentos da audiência, o juiz dá ganho de causa para Aline, que pode voltar para suas terras, pois o crime de Antônio e Irene finalmente pôde ser provado.
Marino descobre que Irene pode ter matado Agatha
Enquanto Irene se enfurece por ter perdido para Aline, Angelina revela para o delegado Marino o local em que a vilã costuma comprar suas joias. Marino vai até a loja indicada com a pulseira encontrada no local em que o corpo de Agatha estava, e descobre através do funcionário que a pulseira foi vendida para Irene.
Irene então volta a ser suspeita de ter matado Agatha, mas logo a polícia terá certeza que foi a vilã quem cometeu o crime, pois Petra contará tudo o que sabe para Marino. Gentil, então, será liberto após ser preso injustamente pela morte da mãe de seu filho.