Nos próximos capítulos da novela Terra e Paixão, Rodrigo irá propor para Caio e Aline conversarem com seu amigo jornalista, a fim de todos os crimes de Antônio serem conhecidos através da imprensa, impedindo que o fazendeiro volte a cometer os mesmos atos e ache que pode continuar comprando juízes e policiais para ficar impune. O casal aceita a proposta.
Aline dará uma entrevista em que expõe todo o seu sofrimento desde que seu marido foi assassinado justamente por se recusar a vender suas terras, quando ela foi presa acusada injustamente de tirar a vida da amiga, e todas as atrocidades de Antônio. Aline também fala do sequestro que sofreu dias antes. O jornalista tenta falar com Antônio para ouvir sua versão, mas é hostilizado e filma toda a cena.
Antônio sente o peso da repercussão de seus crimes
A reportagem contra Antônio é exibido na TV e gera enorme repercussão. Petra fica pensativa, pois começa a desconfiar que o pai realmente fez tudo aquilo. Um importante grupo comercial rompe sua relação com as empresas La Selva, gerando enorme prejuízo financeiro para Antônio.
Irene tenta convencer Antônio a mandar seu capanga não realizar o assassinato de Lucinda, pois depois dessa reportagem, vão saber que foi ele o mandante. Antônio não consegue cancelar o crime que ele mesmo encomendou, pois Lucinda já terá sido baleada.
Petra depõe contra Antônio
Não demora muito e a notícia sobre o atentado sofrido por Lucinda começa a correr pela cidade. O médico avisa Marino e Anely que o caso de Lucinda é grave e ela pode não sobreviver. Marino fica desesperado e vai ameaçar Antônio, mas acaba sendo desarmado.
Ao saber do ocorrido, Petra tem certeza que foi seu pai quem mandou matar Lucinda como represália contra Marino. A moça então decide depor contra o pai e contar tudo o que puder para ajudar a elucidar o crime. Caio apoia a irmã e a convida para ficar em sua casa, já que não vai dar para continuar na fazenda depois que Antônio souber que foi traído pela própria filha.