Nesta quinta-feira (28), a página de fofocas, Choquei, emitiu uma declaração a respeito do caso envolvendo a trágica morte de Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, decorrente de uma fake news propagada nas redes sociais.
Segundo a nota, o proprietário da Choquei, Raphael Sousa, prestou esclarecimentos às autoridades policiais de Minas Gerais. Ele apresentou informações e documentos relevantes para esclarecer uma publicação que foi feita no perfil. A informação falsa dizia que a jovem estava tendo um caso com o comediante Whindersson Nunes, o que não é verdade.
Choquei disse que repostou a informação sobre Jéssica
No comunicado, a equipe afirmou ter fornecido provas sobre a origem da notícia falsa, que inicialmente teria sido divulgada por outro perfil e logo depois replicada no Choquei. Além disso, disponibilizaram imagens de conversas que demonstram as ações tomadas assim que foi informado que a notícia era falsa. Raphael afirmou que foi feita remoção imediata do conteúdo falso que foi republicado.
A Choquei reiterou solidariedade à família de Jéssica e afirmou estar colaborando com as autoridades para aprimorar a apuração das notícias online. A nota ainda destaca o comprometimento da Choquei em reavaliar profundamente seus métodos, buscando implementar filtros e códigos de conduta para evitar que episódios semelhantes voltem a ocorrer no futuro.
Relembre o caso
Na quinta-feira (21), uma informação falsa, dizendo que Jéssica estaria tendo um caso amoroso com Whindersson Nunes, tomou conta das redes sociais. A jovem passou a receber críticas e ataques em seu perfil. Após a repercussão, ela acabou tirando a própria vida no dia seguinte.