Com uma tradição de 58 anos na produção de novelas, a Globo enfrenta uma situação única ao recorrer a um inusitado dublê. A emissora se viu obrigada a improvisar devido à impossibilidade de reproduzir uma das cenas emblemáticas de Renascer (1993) no remake de Bruno Luperi.
Essa sequência da nova novela das nove da Globo é aquela na qual José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) crava um facão em um majestoso jequitibá-rei, proferindo a promessa de nunca morrer.
Globo apela para dublê na substituta de Terra e Paixão
Conforme Carla Bittencourt, do Notícias da TV, no aguardado remake que sucede Terra e Paixão, a equipe de produção da novela teve o desafio de encontrar uma nova locação para recriar a cena icônica. Isso se deve ao fato de que a árvore original, utilizada na cena clássica, sofreu com as intempéries naturais ao longo de 30 anos, necessitando de substituição.
A árvore, que outrora era considerada como a mais antiga do Brasil, com mais de 3 mil anos, tinha uma altura impressionante de cerca de 40 metros e estava situada no Parque Estadual de Vassununga, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro–SP. A produção buscará manter a grandiosidade e a relevância da cena ao adaptar-se às mudanças necessárias no cenário.
A árvore original, atingida por um raio e subsequentemente morta, levou a equipe de produção da Globo a agir às pressas e buscar uma solução alternativa. Optou-se por trocar a árvore, e a designada para essa missão é um jequitibá-rosa com aproximadamente 40 metros de altura, 6 metros de diâmetro e 19 metros de circunferência.
Dublê de árvore em Renascer
O imponente dublê está localizado no Parque dos Três Picos, em Cachoeiras do Macacu, no município do Rio de Janeiro. Dada a variedade de locações previstas para as filmagens do remake do sucesso de Benedito Ruy Barbosa, outras árvores do mesmo tipo serão utilizadas em diferentes lugares. Os jequitibás substitutos estão distribuídos nas cidades de Ilhéus e Itajuípe, ambas na Bahia.