Nos próximos capítulos da novela Terra e Paixão, Gentil será alvo de uma armação do verdadeiro assassino de Agatha. Marino receberá uma ligação dizendo que a arma usada para tirar a vida de Agatha está na casa de Gentil.
O delegado vai até a casa do pai de Jonatas e descobre que realmente no local tem uma arma. Gentil se desespera. Marino diz que precisa levar Gentil detido para a delegacia, a fim de prestar esclarecimentos sobre a arma encontrada pela polícia.
Gentil nega que tenha matado Agatha
Obrigado a depor, Gentil nega que tenha tirado a vida de Agatha. Embora o homem tenha o seu álibi, possui atitudes suspeitas. O pai de Jonatas entra oficialmente para o rol de suspeitos pela morte de Agatha, e a lista só deve crescer daqui para frente.
Gentil tinha motivos para matar Agatha, já que a mulher o abandonou com um filho recém-nascido e se casou com Antônio. Pouco tempo depois, forjou a própria morte, deixando com o fazendeiro o segundo filho recém-nascido. Ao retornar mais de vinte anos depois de ser dada como morta, Agatha se mostrou uma mulher interesseira e capaz de qualquer coisa por dinheiro.
Hélio acredita que Petra matou Agatha
As investigações da polícia seguem até descobrir quem matou Agatha. Os suspeitos são muitos e Hélio, filho caçula da vítima, começa a desconfiar que foi sua ex-noiva, Petra, quem cometeu o crime. Petra ficou furiosa ao saber que Hélio era filho da vilã e que ela almejava arrancar o dinheiro de seu pai, além de estar a enganando e envenenando Antônio com uma erva que colocava em sua bebida.
Hélio confronta Petra e pergunta se ela matou Agatha. Petra fica nervosa, diz que não cometeu o crime e os dois brigam. Depois Petra conversa com Luigi e novamente afirma que não tem nada a ver com o crime, mas a partir de agora, desconfiar um do outro se tornará inevitável.